PROJETO FONOAUDIOLÓGICO

datas

datas-cabecalho

Aqui apresentamos datas importantes do calendário nacional e internacional para o contexto fonoaudiológico e educacional, incluindo breves históricos, eventos recentes, links e personagens de destaque nestas datas. Se você considera outras datas relevantes para ser publicada nesta página, envie-nos um comentário logo abaixo. Colabore conosco!

________________________________________________________________

Dia da constituição, da escola, do Surdo, da voz, da guagueira

26 de Setembro

________________________________________________________________

Dia Mundial da Saúde

07 de Abril

O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base no direito do cidadão à saúde e no dever do Estado quanto à promoção da mesma. Esta data é celebrada anualmente com o objetivo de alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública, cujo conceito não consiste apenas na soma da saúde das pessoas. É instrumento para o progresso social e econômico e está ligada com a paz, educação, habitação e equidade.

No ano de 2002, o tema escolhido pela OMS foi a atividade física, com a pretensão de promover estilos de vida saudáveis, combatendo as doenças e a incapacidade provocadas pelo sedentarismo, uma vez que esse aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, bem como os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose.

Segundo a OMS, 60% a 85% dos povos do mundo possuem estilos de vida sedentários, fazendo com que esse seja um dos problemas de saúde pública que mais merecem atenção.

Em 2006, a data abrangeu a crise mundial do pessoal de saúde, onde centenas de organizações em todo o mundo incentivaram a realização de atos com o objetivo de chamar a atenção para essa crise. O objetivo principal da data foi a valorização do profissional da saúde.

O tema para 2007, “Segurança Sanitária Internacional” teve como fundamento a necessidade de reduzir a vulnerabilidade das pessoas ao redor do mundo no que se refere aos riscos para a saúde.

Em 2008, o Dia Mundial da Saúde teve como tema central a necessidade de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas. O tema “protegendo a saúde frente às mudança climáticas” pôs a saúde no centro do diálogo global sobre as mudanças climáticas. A OMS selecionou esse tema considerando as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global.

Por meio da crescente colaboração, a comunidade global estará melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima em todo o mundo. Entre os exemplos de tais ações de cooperação podemos citar o fortalecimento da vigilância e controle de doenças infecciosas, o abastecimento seguro e suficiente de água e a coordenação da ação de saúde nas situações de emergências e desastres.

Trecho da Reportagem do site Brasil Escola acessado em 09/01/09, por Patrícia Lopes. http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-da-saude.htm

Trecho do Informativo da Organização Pan-Americana de Saúde publicado em 26.03.2008. http://www.opas.org.br/mostrantp.cfm?codigodest=628

________________________________________________________________

Dia da Consciência Negra

20 de Novembro

Oliveira Ferreira da Silveira (1941-2009), um idealizador do Dia da Consciência Negra.

O 13 de Maio, dia em que uma princesa branca aboliu do país a escravidão negra com a Lei Áurea, em 1888, não significava muito para Oliveira Ferreira da Silveira.

Em 1971, sob o governo do general gaúcho Emílio Garrastazu Médici, ele e os amigos, reunidos em Porto Alegre (RS), decidiram que, a partir de então, comemorariam o 20 de Novembro.

Princesa Isabel foi posta de lado: com a nova data, dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, celebrava-se “um legítimo herói da resistência negra”. ” Eles foram os primeiros a comemorar o 20 de Novembro, e a data começou a se espalhar”, lembra a filha Naiara, 39.

O governo, então acostumado a monitorar reuniões civis, chegou a pedir explicações sobre as atividades do Grupo Palmares, do qual Oliveira fazia parte. Mas não tiveram grandes problemas.

O Dia da Consciência Negra, como ficou conhecida a data desde 1978, entraria oficialmente para o calendário nacional apenas em 2003.

“Ele também briou para que a história afro-brasileira fosse ensinada nas escolas”, conta a filha. Professor de português e literatura em escolas estaduais, Oliveira foi integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal. Lançou livros de poesia e trabalhava atualmente num estudo sobre a história de clubes negros, que a doença o impediu de concluir.

Na quinta, primeiro dia do ano, morreu em Porto Alegre, com um câncer na próstata. Deixa filha e dois netos.

Reportagem do Jornal Folha de S. Paulo publicada em 06/01/09, por Estêvão Bertoni.

Deixe um comentário